O Comando da Aeronáutica publicou portaria em que realiza uma total reformulação do Sistema de Catalogação da Aeronáutica – Siscae, instituído com a finalidade de promover o funcionamento, a manutenção e o desenvolvimento das atividades de catalogação de materiais e serviços na instituição. O novo método está de acordo com os documentos que regem o Sistema OTAN de Catalogação e o Sistema Militar de Catalogação.

O Órgão Central do Siscae é o Centro de Catalogação da Aeronáutica – Cecat, que é o responsável por elaborar as normas para o funcionamento do sistema, controlar a execução das ações, coordenar as atividades, zelar pelo cumprimento das diretrizes, planejar e incentivar a qualificação dos servidores públicos civis e militares, dentre outras atribuições.

Atividades de catalogação consistem em conjunto de tarefas, normas e procedimentos necessários à obtenção de informações confiáveis de materiais e serviços e a sua posterior identificação, classificação, codificação, registro, publicação, distribuição, regulamentação do manuseio e permanente atualização de catálogos, atendendo às necessidades logísticas dos Órgãos de Direção Geral, Setorial e de Assistência Direta e Imediata.

O Siscae vinha sendo pensado desde 2006, quando a Aeronáutica aprovou uma portaria que solicitava a instituição de um sistema de catalogação.