Vem mais um aumento de preços para o consumidor. Dessa vez são as passagens de ônibus interestaduais que ficarão mais caras. A partir de 1º de julho, o passageiro que optar por viajar de ônibus para outros estados brasileiros ou para fora do país precisará gastar um pouco mais.

O valor do reajuste autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT foi de 7,7% para todas as categorias de ônibus. Serão afetados desde os convencionais sem banheiro até os confortáveis ônibus do tipo leito. O reajuste não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros e seus serviços diferenciados, que será determinado em ato específico. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26.

Cálculo do novo preço

Na resolução, a ANTT traz os novos valores utilizados como base para cálculo do preço da passagem. A tarifa em reais é obtida ao multiplicar o chamado coeficiente tarifário pelo número de quilômetros rodados. O valor pode variar um pouco dependendo da empresa e do tipo de ônibus oferecido: quanto mais confortável mais alto será o preço.

O reajuste foi de 7,7% e o preço varia de acordo com o conforto.
Passagens nos ônibus interestaduais e internacionais ficaram mais caras.

Por exemplo: a distância entre o Rio de Janeiro e Brasília é de aproximadamente 1.200 km. Se o passageiro optar por um ônibus leito do tipo III, o mais caro, deverá pagar algo em torno de R$ 626. Se for de ônibus convencional com banheiro do tipo II, ele deverá pagar aproximadamente R$ 245.

Veja abaixo a tabela contendo o novo coeficiente tarifário:

 

Serviço Pavimento CT máximo
Convencional com Sanitário Tipo I 0,152425
Convencional com Sanitário Tipo II 0,204691
Convencional com Sanitário Tipo III 0,229978
Convencional sem Sanitário Tipo I 0,143737
Convencional sem Sanitário Tipo II 0,193024
Convencional sem Sanitário Tipo III 0,216870
Executivo Tipo I 0,208822
Executivo Tipo II 0,280427
Executivo Tipo III 0,315071
Semileito Tipo I 0,233210
Semileito Tipo II 0,313178
Semileito Tipo III 0,351867
Leito Tipo I 0,346004
Leito Tipo II 0,464649
Leito Tipo III 0,522051

 

Diferença entre ônibus convencional, executivo, semileito e leito

Ao contrário dos aviões, que são mais padronizados e possuem diferenças mais sutis, as categorias de ônibus variam bastante entre si. No geral, o que muda é o tamanho e o conforto de cada um deles, impactando diretamente na experiência da viagem e no custo da passagem.

Saiba agora a diferença entre cada tipo de ônibus:

Leito – O banco deita totalmente como uma cama. As poltronas são maiores, mais largas e possuem mais espaço para acomodar as pernas do passageiro. Este tipo de ônibus possui ar condicionado, frigobar, banheiro, travesseiro e cobertor.

Semi-Leito – Tem conforto semelhante ao do leito, mas as poltronas não deitam totalmente. Alguns podem não possuir frigobar, mas todos tem ar-condicionado e banheiro.

Executivo – As poltronas continuam sendo confortáveis, porém elas apenas reclinam menos do que o semi-leito. Possui suspenção a ar, ar-condicionado e banheiro.

Convencional – É um ônibus parecido com o executivo, porém sem os confortos dele. Não existe ar-condicionado, o que permite ao passageiro abrir a janela. Os convencionais podem ou não ter banheiro, o que terá um pequeno acréscimo no preço.