A Agência Nacional de Vigilância SanitáriaAnvisa determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão, em todo território nacional, de todas as publicidades dos produtos Sucos Detox: Detoxverão, Detoxgreen, Detoxpink, Detoxgoji e Detoxred fabricados pela empresa Sanavita Indústria e Comércio de Alimentos Funcionais Ltda.

A Anvisa fundamentou sua decisão nas disposições do Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos, definindo regras para a rotulagem de produtos.

A medida foi adotada após restar comprovada a divulgação irregular dos produtos por meio do endereço eletrônico http://www.sanavita.com.br/#sucos-detox_c1743_.aspx?topico=versoes, no qual estão sendo atribuídas alegações de propriedades funcionais ou de saúde com as seguintes menções: “Sucos com ação detoxificante que ajudam a eliminar substâncias tóxicas ao organismo”. Com isso, a empresa Sanavita teria conferido ao produto qualidades não permitidas.

A suspenção da publicidade foi publicada hoje no Diário Oficial da União, na Resolução nº 2.080, de 17 de julho de 2015 da Anvisa.

Regulamentação

Decreto-Lei nº 986/1969 proíbe que rótulos de produtos tragam “denominações, designações, nomes geográficos, símbolos, figuras, desenhos ou indicações que possibilitem interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, procedência, natureza, composição ou qualidade do alimento, ou que lhe atribuam qualidades ou características nutritivas superiores àquelas que realmente possuem.”

Detox

O Detox é comercializado com a promessa de desintoxicar o organismo, reduzir peso (cerca de 1kg por dia) e aumentar a ingestão de vitaminas e antioxidantes. O suco é produzido com base na medicina ortomolecular ou biomolecular.

Ficando famosa entre as celebridades, a bebida ganhou o investimento das empresas que passaram a vendê-la em kits. O kit mais elaborado contém 815 calorias, divididas em seis sucos de verduras e legumes.

Os fabricantes, no entanto, já tem admitido que os sucos podem causar efeitos colaterais como náuseas e dores de cabeça.

 

Atualização, em 22.07.2015: A Sanavita entrou em contato com o CAB e pediu espaço para sua defesa. Abaixo publicamos o conteúdo da mensagem encaminhada:

Anvisa determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão, em todo território nacional, de todas as publicidades dos produtos Sucos Detox: Detoxverão, Detoxgreen, Detoxpink, Detoxgoji e Detoxred fabricados pela empresa Sanavita Indústria e Comércio de Alimentos Funcionais Ltda.

A resolução se restringe apenas a suspensão da frase “Sucos com ação detoxificante que ajudam a eliminar substâncias tóxicas ao organismo”, que já havia sido retirada do site da empresa antes mesmo da resolução e não de todas as publicidades dos produtos conforme mencionado. Vale ressaltar que não há nenhuma irregularidade com os mesmos e com as informações nos rótulos (todos seguem os padrões exigidos pela Anvisa e encontram-se regularizados no Ministério da Saúde).

Abaixo a nota oficial:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação a Resolução nº 2080 publicada na data de hoje no Diário Oficial sobre a publicidade irregular dos sucos Detox no site da marca Sanavita, informamos que os sucos são fórmulas desenvolvidas com os melhores ingredientes da natureza para o incentivo de uma vida mais saudável e nutritiva e que a alegação citada já havia sido corrigida no site da marca mesmo antes dessa solicitação. Esclarecemos ainda que a Sanavita segue todos os padrões exigidos pela Anvisa e seus produtos encontram-se regularizados no Ministério da Saúde. Colocamo-nos às disposição para outros esclarecimentos. Sanavita