A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a distribuição e a comercialização de lotes do medicamento Taxotere (docetaxel tri-hidratado), solução injetável. O medicamento é utilizado para o tratamento de pacientes com câncer de mama.

De acordo com informações da Anvisa, a própria empresa que produz o medicamento comunicou o recolhimento dos lotes após identificar um possível problema de rejeição dos frascos-ampolas durante o procedimento de envase. A resolução determina ainda que as empresas compram as determinações da Resolução RDC nº 55/2005.

De acordo com a resolução, o recolhimento visa a imediata e eficaz retirada do mercado, de determinados lotes de medicamento, com indícios suficientes ou comprovação de desvio de qualidade, que possa representar risco à saúde, ou por ocasião de cancelamento de registro, relacionado com a segurança e eficácia do produto, a ser implementada pelo detentor do registro e seus distribuidores.

Como é o tratamento do Câncer de Mama?

O tratamento do câncer de mama varia de acordo com o estágio da doença. A Terapia pode ser local, quando o tumor encontra-se em estágio inicial. Assim, a cirurgia ou a radioterapia são aplicadas de modo a tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo.

Para os casos de avanço da doença, realiza-se a terapia sistêmica, com a aplicação de medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. O Texotere é utilizado para estes tipos de intervenções. Como exemplo destes tipos de terapia, temos a quimioterapia, a terapia hormona e a terapia-alvo.