O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão MPOG autorizou a realização de concurso público em 2015 para o provimento de 600 cargos no quadro de pessoal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. A autorização foi publicada hoje no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 302, de 24 de julho de 2014.

O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de dezembro de 2015, e está condicionado à prévia autorização do MPOG; à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Responsabilidade

A responsabilidade pela realização do concurso público será da Secretária-Executiva do Ministério a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos.

O MPOG deverá publicar o edital de abertura do concurso público em até seis meses.

Cargos e vagas

As 600 vagas serão distribuídas em quatro cargos: Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatística (90), Tecnologista em Informações Geográficas e Estatística (50), Técnico em Informações Geográficas e Estatística (460).

Histórico

O último concurso do IBGE foi realizado em 2013. Na ocasião, 132 mil candidatos concorreram a 432 vagas de níveis médio e superior. Os salários variavam entre R$ 2.813,10 a R$ 8.907,45. O resultado deste certame foi divulgado em dezembro de 2014.