A primeira escola de ensino fundamental do Brasil construída por meio de Parceria Público-Privada – PPP foi inaugurada na manhã do sábado, 2, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Solar do Rubi tem área de 4,5 mil metros quadrados e capacidade para atender 960 alunos. O Prefeito Marcio Lacerda participou da cerimônia de inauguração. Além dela, também foi lançada a Unidade Municipal de Educação Infantil.

A construção da Escola foi feita em parceria entre a PBH e a Inova BH, empresa da Odebrecht Properties. Além da obra, ela será responsável pela operação de serviços não pedagógicos, como manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, segurança e limpeza, cuidados com a sustentabilidade ambiental.

A instituição conta com auditório de 160 lugares, dois laboratórios de informática, laboratório de ciências, sala multiuso, refeitório com 200 lugares, 16 salas de aula, secretaria, 27 banheiros com acessibilidade, salas individuais para direção, vice direção e coordenação, secretaria, sala de atendimento ao estudante, sala dos professores, quadra e ginásio esportivo, vestiários com chuveiros, biblioteca com sala de estudo individual, teatro de arena e ampla área verde.

Já a Solar Rubi tem capacidade para atender 440 alunos. As atividades na instituição começaram em maio deste ano. “A educação é a grande esperança para um futuro melhor. Sem ela, não temos profissionais capazes de enfrentar um mercado de trabalho competitivo. A Prefeitura atua para que a cada dia a educação tenha mais qualidade e acompanhe as mudanças deste mundo tão globalizado”, afirma o prefeito Marcio Lacerda.