Mais um órgão aderiu à gestão estratégica para as suas atividades. A Controladoria Geral da União – CGU, publicou hoje, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.308, de 22 de maio de 2015, que estabeleceu uma estrutura de governança para implantação e acompanhamento da gestão estratégica no órgão. Um Comitê de Gestão Estratégica deverá estabelecer as diretrizes para os projetos de gestão estratégica da CGU, aprovando-os, estabelecendo os cronogramas de implantação e determinando os seus produtos. Esse comitê deverá também avaliar os resultados das ações realizadas.

O Comitê de Gestão Estratégica será composto pelo Ministro de Estado; pelo Secretário-Executivo; pelo Secretário Federal de Controle Interno; pelo Secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção; pelo Corregedor-Geral da União; e pelo Ouvidor-Geral da União.

Comitê Gerencial

A estrutura também contará com a atuação de um Comitê Gerencial, composto por representantes das seguintes unidades da CGU: Gabinete do Ministro; Secretaria Federal de Controle Interno; Secretaria de Transparência e

Objetivo é aprimorar mecanismos de administração.
Órgão criou comitês para melhorar governança.

Prevenção da Corrupção; Corregedoria-Geral da União; Ouvidoria-Geral da União; Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Diretoria de Gestão Interna; Diretoria de Sistemas e Informação; Diretoria de Informações Estratégicas; Assessoria de Comunicação Social; e Controladorias Regionais da União.

O Comitê Gerencial deverá promover a aprovação de propostas de projetos de gestão estratégica alinhados à missão e aos objetivos da CGU. A revisão e priorização dos projetos – segundo critérios de urgência – e a alteração substancial de objetivos, de prazos e de custos também serão de competência deste comitê.

As Controladorias Regionais da União serão representadas neste comitê por dois chefes regionais, indicados pelo Secretário-Executivo da CGU. A CGU designará equipes técnicas para conduzir operacionalmente os trabalhos e conferir qualidade às atividades. Os servidores da CGU poderão participar da gestão estratégica por meio de canais que serão disponibilizados pelo órgão.

Função da CGU

A Controladoria Geral da União é órgão do Governo Federal responsável por assistir o Presidente da República sobre assuntos relacionados à defesa do Patrimônio Público e transparência da gestão, por meio do desempenho de atividades de controle interno, correição, auditoria pública, prevenção e combate à corrupção. O controle interno exercido pelo CGU tem o objetivo de avaliar a ação governamental

A CGU também supervisiona tecnicamente os órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e as unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal. Atualmente, a Controladoria compõe-se do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, da Comissão de Coordenação de Correição e da Comissão de Coordenação de Controle Interno.