A Controladoria Geral das União, por meio da Portaria nº 2.308, de 6 de outubro de 2014, instituiu o Programa Um por Todos e Todos por Um. Pela ética e cidadania!. O projeto tem como objetivos principais promover ações educativas que auxiliem na formação ética e moral de todos os que atuam nas instituições escolares; formar alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e capazes de lutar por seus direitos; desenvolver a democracia e a convivência social nas escolas e na comunidade; e promover autoestima, condição essencial para ser um cidadão pleno.

A participação é voluntária e será realizada mediante a adesão por autoridade legalmente constituída de ente público federal, estadual ou municipal, ou por instituição de ensino da rede privada considerada parceira. A adesão ao programa depende de assinatura de termo pelos interessados.

O programa disponibilizará materiais gráficos e didáticos, instrumentos para capacitar os professores e promoverá campanhas de disseminação do projeto.

A Controladoria Geral da União e o parceiro privado deverão realizar ações de expansão do programa, buscando e divulgado resultados.