Foi publicada nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1/2014 do Ministério da Integração Nacional, liberando R$ 5 milhões para ações da Defesa Civil no Estado do Espírito Santo.

Hoje também foi decretada a situação de emergência nas cidades de Brejetuba, Governador Lindenberg, Itapemirim, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, São Roque do Canaã e Sooretama. A medida pode ser conferida na Portaria nº 4, assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior.

Comentários do CAB: As fortes chuvas que assolaram o Espírito Santo no último mês de dezembro de 2013 causaram enormes prejuízos aos capixabas. Além da perda de vidas, mais de 18 mil pessoas estão fora de suas casas.

É preciso, contudo, que o Estado saiba utilizar, de maneira séria e proba, os recursos federais que estão sendo repassados, principalmente na escolha dos fornecedores que irão atender a necessidades básicas da população e que serão contratados emergencialmente, com base no art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/1993.

Em 2012, milhões de reais que seriam destinados aos desabrigados da chuva que assolou a região serrana do Rio de Janeiro foram desviados do propósito original. É inadmissível que tragédias sejam utilizadas para enriquecimento ilícito de pessoas inescrupulosas.