Do portal do Planejamento, com adaptações

Nessa terça-feira, 7, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG e a Escola Nacional de Administração Pública – Enap realizarão, às 16h, no auditório do subsolo do bloco K, a solenidade de premiação do 19º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Serão premiadas as dez iniciativas mais bem colocadas. O ministro Nelson Barbosa e o presidente da Enap, Gleisson Cardoso, participarão da entrega do prêmio onde também será anunciada a 20ª edição do concurso.

Do 1º ao 4º lugar, como prêmio, os vencedores irão compor missões técnicas internacionais nos respectivos países apoiadores do concurso: Canadá, França e Noruega. Do 5º ao 10º lugar, serão oferecidas três vagas a cada equipe em curso de desenvolvimento gerencial, realizado pela Enap.

Além desses prêmios, todas as iniciativas vencedoras receberão: assinatura, com validade de um ano, da Revista do Serviço Público – RSP; publicações da Enap; certificados para os integrantes das equipes; livro publicado pela Enap com os relatos das iniciativas; divulgação no Banco de Soluções, disponível no site do concurso; e Selo Inovação – imagem que só pode ser utilizada pelas próprias iniciativas premiadas em seus materiais de divulgação de impressa e eletrônica.

A iniciativa

O 19º Concurso Inovação obteve 136 inscrições válidas.  A iniciativa busca estimular a implementação de ações inovadoras de gestão em organizações do governo federal, de disseminá-las e de valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa. O prêmio tem alcançado sucesso ao longo dos seus 19 anos, somando no período, 1.832 práticas inscritas e 351 iniciativas premiadas.

As iniciativas vencedoras foram agrupadas em seis áreas temáticas:

Arranjos Institucionais para Coordenação e Implementação de Políticas Públicas

• A Bolsa-Formação do Pronatec – Ministério da Educação (MEC)

• Programa InovAtiva Brasil – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Atendimento ao Cidadão

• Serviço de Logística Reversa em Agência dos Correios – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) / Ministério das Comunicações (MC)

Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

• Integração de Dados do Programa Brasil Quilombola (PBQ) – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) / Presidência da República (PR)

Gestão da Informação

• Inovação na Prospecção de Clientes – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) / Ministério das Comunicações (MC)

• Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse (Siacor) – Ministério do Turismo (Mtur)

Melhoria dos Processos de Trabalho

• Aquisição de Equipamentos Médicos de Grande Porte no Modelo Turnkey –  Instituto Nacional de Câncer (Inca) / Ministério da Saúde (MS)

• Programa de Redução de Litígios e de Aperfeiçoamento da Defesa Judicial da União – Advocacia-Geral da União (AGU) / Presidência da República (PR)

• Resolução Extrajudicial de Conflitos: Consumidores e Operadoras de Planos de Saúde – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) / Ministério da Saúde (MS)

• Veículo de Diagnóstico de Rodovias – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) / Ministério dos Transportes (MT)