A Advocacia-Geral da União – AGU anunciou a publicação do edital do concurso público para contratação de advogados da União para o dia 14 de julho. Serão 84 cargos ofertados para bacharéis em Direito, bem mais do que os 22 inicialmente previstos. Atualmente, o salário inicial de um advogado da União é de R$ 17,3 mil. A banca organizadora do certame é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – Cespe.

No último concurso para a mesma carreira 287 candidatos foram aprovados e nomeados. Os concurseiros serão avaliados em um processo dividido por três etapas. A primeira é composta por uma prova objetiva e três discursivas, de caráter eliminatório, aplicadas nas capitais de todo o Brasil. Os classificados passarão por uma prova oral realizada em Brasília/DF seguida por avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa.

Serão 84 cargos para os bacharéis em Direito.
Edital será publicado no próximo dia 14 de julho.

O último concurso da AGU foi realizado em 2013 também pelo Cespe. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. O aprovado deverá ocupar vagas nos locais onde existir a carência, o que pode ser no seu próprio estado de origem ou em outra localidade, em especial na capital da República.

Carreira de advogado público

A advocacia pública federal compreende a defesa de todos os poderes da União em sede judicial ou extrajudicial, além do exercício de atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo Federal. Os Advogados Públicos da União também representam o Brasil perante a justiça de outros países e jurisdições internacionais. A função desempenhada pela AGU está prevista no art. 131 da Constituição Federal, possuindo caráter essencial à justiça, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia Privada e da própria magistratura.