O presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, ministro Augusto Nardes, autorizou a abertura de concurso para o preenchimento inicial de 30 vagas, sendo 18 de técnico federal de controle externo, de nível médio, na especialidade técnica administrativa; e 12 de auditor federal de controle externo, de nível superior, sendo dez na especialidade de Tecnologia da Informação e dois em Biblioteconomia. Quem for aprovado, no entanto, somente será convocado em 2015, já que é vedada a posse de servidores durante o período eleitoral.

As vagas de técnico serão para a área administrativa e serão distribuídas da seguinte forma: 11 para o Distrito Federal, duas para o Maranhão, uma para o Acre, uma para o Amazonas, uma para Mato Grosso, uma para Pernambuco e uma para São Paulo. Já as oportunidades para auditor serão todas para Brasília, também na área administrativa.

O TCU ainda não informou quando o edital será divulgado, mas com a autorização da seleção, a expectativa é de que isso ocorra em curto espaço de tempo. O próximo passo agora será a definição da organizadora do concurso. A Assessoria de Imprensa do TCU informou que o salário de técnico é de R$8.844,30, mas como há R$784,74 de auxílio-alimentação, os servidores receberão remuneração de R$9.629,04. Os rendimentos do auditor ainda não foram informados, mas são superiores a R$12 mil mensais.

Histórico

O último concurso para técnico do TCU aconteceu em 2012, sob a organização do Cespe/UnB. Na ocasião, os candidatos foram avaliados por uma prova objetiva, composta por 100 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 50 de Específicos. Foram verificados conhecimentos sobre Português, Controle Externo, Direitos Administrativo e Constitucional, Noções de Informática, Atualidades e Execução Orçamentária e Financeira. Houve também avaliações discursivas, dentre as quais uma abrangia a parte básica (uma questão) e duas específicas (questão e redação de peça de natureza técnica, de até 30 linhas). Os aprovados passaram ainda por um curso de formação.

Já para auditor, o último concurso aconteceu em 2013, também com organização do Cespe/UnB. No entanto, as 29 vagas oferecidas na época foram para a especialidade de auditoria governamental, com orientação em auditoria governamental. Os candidatos tiveram que responder a 200 questões objetivas de Conhecimentos Básicos e Específicos, além de duas perguntas discursivas, referentes às mesmas disciplinas. Também houve um curso de formação para os recém-empossados.