A Promotoria de Justiça do Distrito Federal vai investigar um suposto superfaturamento nos contratos firmados entre empresas de transporte e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. As empresas Moura Transportes Ltda e Viagens e Turismo Jovem Ltda são suspeitas de terem aumentado desproporcionalmente e sem justificativa o valor do serviço prestado: de transportar estudantes para as respectivas escolas. Os contratos investigados são o nº 8/2004 e o 87/2011.

A Moura Transportes Ltda. é uma empresa brasiliense, fundada em 1985, e considerada uma das maiores empresa de transporte escolar país. Já a Viagens e Turismo Jovem Ltda. é uma empresa menor, mais focada em ônibus para turismo e viagens de longa distância.

O superfaturamento ocorre quando se faturam serviços de uma obra com sobrepreço ou quando se cobra por serviços não executados. Normalmente o superfaturamento decorrente de sobrepreço advém do próprio orçamento ou da utilização de termos aditivos. Portanto, o sobrepreço representa um dano potencial, ainda não materializado, enquanto o superfaturamento representa um prejuízo ao erário já consumado.