O Ministério da Previdência Social, por intermédio do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, baixou a Resolução nº 391/2014, que trata da criação do Sistema de Gestão de Contratos – GCWeb. O CGWeb é uma ferramenta de cadastro, controle e gerenciamento dos contratos e despesas operacionais, no âmbito da Administração Central, Superintendências Regionais e Gerências Executivas. 

Os objetivos são estabelecer mecanismos de monitoramento dos contratos no âmbito do INSS, manter a base de dados contratual atualizada, padronizar ações de acompanhamento das despesas operacionais e adequar as práticas de controle às funcionalidades informáticas. O sistema será implementado por etapas: a primeira consiste no cadastramento dos contratos em vigor até 28 de fevereiro.

O INSS criou um manual do usuário e uma vídeoaula para orientar os usuários do GCWeb. Os materiais estão disponíveis no sítio oficial do instituto.

Comentários do CAB: O Ministério da Previdência começa a mostrar porque está na vanguarda das soluções tecnológicas. Além de ofertar uma série de serviços online no seu portal, agora cria uma ferramenta de gestão e controle dos contratos. A iniciativa é louvável porque facilita o trabalho de todos: do gestor, que consegue se organizar melhor; dos licitantes, que ficam sabendo do lançamento de novos editais; do Controle, que tem acesso instantâneo aos certames; e da sociedade, que pode acompanhar e fiscalizar os gastos do INSS.