Em reunião realizada no dia 29 de abril, o Comitê de Política Monetária – Copom definiu a meta para a Taxa Selic em 2015. A nova taxa deverá ser de 13,25% ao ano, a partir do dia 30 de abril.

Para a definição da meta, o Copom avaliou o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação e decidiu elevar a Selic em 0,50 pontos percentuais, sem viés

O Copom voltará a se reunir, ordinariamente, em 2 de junho de 2015, para as apresentações técnicas e, no dia seguinte, para deliberar sobre as diretrizes de política monetária.

Selic

A Taxa Selic é um índice que baliza as taxas de juros cobradas no Brasil. É uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Banco Central do Brasil para atingir a meta das taxas de juros definida pelo Copom.

Segundo o Banco Central, o seu valor é obtido mediante “o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. As operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte.”