O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa criou nesta quinta-feira, 20, o Programa Escola Nacional de Gestão Agropecuária – Enagro. Sob coordenação da Secretaria-Executiva, o programa tem por objetivo capacitar servidores e agentes públicos por meio de treinamentos, cursos, palestras, seminários e outras modalidades de estudo ou troca de informações no âmbito do setor agropecuário. A Portaria nº 164/2015, que estabelece as diretrizes da nova escola, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Todos os servidores do órgão ou de unidades descentralizadas poderão participar dos cursos ofertados. O ministério espera desenvolver habilidades gerenciais nos servidores, além de buscar o crescimento profissional de cada um. Quem for capacitado também terá um diferencial na hora de ocupar cargos estratégicos de gestão, o que será extremamente positivo para a carreira.

De onde vem o dinheiro?

Ministério da Agricultura e Enagro
Presidente Dilma lançou escola para capacitar servidores do Mapa.

O Mapa ficará responsável por proporcionar e manter os instrumentos, equipamentos, materiais instrucionais, bens móveis e imóveis necessários à instalação e ao funcionamento do Programa Escola Nacional de Gestão Agropecuária. O órgão poderá firmar parcerias e convênios com instituições de ensino, empresas ou organizações nacionais e internacionais para propiciar os treinamentos.

Os serviços técnico-administrativos de suporte ao Enagro ficarão a cargo da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os recursos serão provenientes do orçamento do Mapa e deverão constar nas dotações do ministério.

Lançamento oficial

A inauguração da Escola Nacional de Gestão Agropecuária ocorreu na noite da última terça-feira, 18. A cerimônia ocorreu no prédio do Mapa, em Brasília/DF. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff e a ministra Katia Abreu fizeram o descerramento da placa da nova escola. Diversas autoridades também estiveram na solenidade: os ministros Renato Janine (Educação) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), membros do Poder Judiciário, senadores, deputados e integrantes de vários órgãos do governo.

A Enagro fará parte da Rede Nacional de Escolas de Governo, que visa a aumentar a eficácia das instituições voltadas à formação, capacitação e ao desenvolvimento profissional dos servidores e agentes públicos.

A primeira turma da escola já teve início na própria terça-feira, com a capacitação de 120 fiscais federais agropecuários da sede, em Brasília/DF, e das Superintendências Federais de Agricultura – SFAs. Os servidores começaram a fazer o curso de Direito Administrativo Aplicado à Fiscalização Exercida pelo Mapa, cuja carga horária será de 32 horas e conta com a parceria do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários –Anffa Sindical.

Veja a seguir o vídeo da TV NBR sobre o lançamento: