A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Social reconheceu situação de emergência em municípios de vários estados brasileiros. A medida foi adotada com base no Formulário de Informação do Desastre – FIDE, que especificou o motivo do reconhecimento.

Os municípios que tiveram situação de emergência declarada foram: Lauro de Freitas, situado na Bahia; Comercinho, Gameleiras, Rubelita e Verdelândia, localizados em Minas Gerais. Nas quatro últimas cidades, a situação de emergência foi declarada por conta da estiagem. Já em Lauro de Freitas, a medida foi determinada por causa dos alagamentos.

Histórico

Enquanto a estiagem toma conta de MG, na Bahia são as chuvas que causam os transtornos.
Na Bahia, moradores de Lauro de Freitas enfrentam os alagamentos.

Segundo informou a Defesa Civil, em dezembro de 2014, mais de 173 municípios mineiros em situação de seca solicitaram ao Governo Federal ajuda para a recuperação da estiagem que perdurava desde o mês de agosto de 2014. Dos 173 decretos, 133 foram reconhecidos. O restante das determinações restou arquivado.

No mês passado, Lauro de Freitas foi atingida por fortes chuvas, que fizeram transbordar o Rio Ipitanga, alagando ruas e casas de diversos bairros da cidade. Na ocasião, o prefeito decretou estado de alerta e 85 famílias tiveram que sair de suas casas. Mais de 5 deslizamentos de terra foram contabilizados no bairro de Ipitinga.

Localizações

A cidade de Comercinho localiza-se no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais e tem uma economia baseada na produção de aguardentes, fumo e na pecuária. A cidade de Gameleiras localiza-se no norte de Minas Gerais e dedica-se à produção agrícola do arroz e milho e à pecuária.

Situada também no norte do Estado de Minas Gerais, a economia de Verdelândia se destaca pela agropecuária, sobretudo pelo cultivo de banana e criação de gado. É banhada pelo Rio Verde Grande, de grande importância para seu desenvolvimento.

Também localizada no norte de Minas Gerais, Rubelita faz parte da microrregião de Salinas. Lauro de Freitas fica ao norte da capital baiana e é considerada um dos municípios mais industrializados do estado, detendo um grande polo de indústrias “limpas”.

Proteção e defesa civil

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil é o órgão central do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC e é responsável por coordenar as ações de proteção e defesa em todo território nacional. O objetivo da secretaria é reduzir os riscos de desastres por meio de ações de prevenção e recuperação, com a participação da comunidade.