Militares, querem ganhar um dinheiro extra e ainda ajudar na capacitação dos seus companheiros? Então essa notícia é para você. O Ministério da Defesa baixou uma portaria normativa na qual cria a chamada Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso na Escola Superior de Guerra. O pagamento da nova gratificação será feito para o servidor militar ou civil que, eventualmente, atuar em atividades de instrutor, banca examinadora ou comissão para exames, logística de preparação de cursos e outras questões mais específicas.

A gratificação não será incorporada ao salário e só será devida para servidores de unidades que não tem como competência a realização de atividades de capacitação. Cada atividade desempenhada possui um percentual próprio a ser calculado sobre o valor da remuneração.

Comentários do CAB: A medida tem o objetivo de atrair pessoal capacitado para colaborar com a formação intelectual dos servidores públicos, especialmente os recém-empossados. É um valor baixo, que varia entre 0,4% e 2,2%, mas que pode tornar mais interessante a participação dos referidos cursos.