A Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação anunciou o descredenciamento Universidade Gama Filho – UGF e do Centro Universitário da Cidade, ambas instituições mantidas pelo Grupo Galileo. A avaliação realizada pelo órgão constatou baixa qualidade no ensino, problemas financeiros e ofertas precárias.

Apenas o funcionamento das secretarias acadêmicas foi mantido, já que as instituições terão 10 dias corridos para emitir toda a documentação dos alunos. O grupo Galileo repudiou a decisão e avisou que irá entrar com recurso para reverter a situação.

O MEC dará início ao processo de transferência assistida dos alunos das instituições em até cinco dias úteis, sem prejuízo de cargas horárias e das disciplinas cursadas pelos estudantes. Os diplomas emitidos por ambas continuarão sendo válidos para exercício de profissões.

Comentários do CAB: A decisão afeta apenas os cursos de graduação de ambas as instituições no Rio de Janeiro. Porém, tanto a UniverCidade quanto a Gama Filho ofertam cursos à distância, inclusive pós-graduações. Falta o MEC dizer o que acontecerá com estes alunos.