O Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur regulamentou o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. A Regulamentação foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, na Portaria nº 62, de 30 de junho de 2015.

O objetivo é fomentar o turismo de negócios no território brasileiro, possibilitando maior número de eventos e permanência de turista no país; ampliar a quantidade de eventos internacionais que ocorrem no Brasil, de modo a melhorar a sua posição em rankings internacionais do setor de turismo de negócios e eventos.

O programa também deverá otimizar e melhorar o aproveitamento da capacidade operacional dos produtos turísticos em períodos de baixa temporada com a realização de eventos; potencializar e diversificar a oferta turística e promover o país como sede dos acontecimentos.

Como funciona

Para tanto, o governo vai promover a captação de eventos por meio de ações que visem à candidatura do Brasil a sediar um evento internacional; além de propor  a realização de outros no exterior, no intuito de divulgar os atrativos turísticos brasileiros junto a potenciais participantes da edição das promoções que ocorrerão no Brasil.

Somente poderão participar do Programa a captação ou promoção de eventos que estejam, no mínimo, em sua terceira edição; eventos itinerantes que tenham alternado sua realização em pelo menos outros dois países distintos nas edições anteriores; eventos internacionais ou competições esportivas, com média de 150 participantes nas edições anteriores, sendo pelo menos 25% de turistas estrangeiros.

No caso de competições esportivas, sua realização deve ter gerado a publicação de pelo menos cinco matérias jornalísticas em veículos não sediados no país que receberam as edições anteriores.

Apoio

Os entes interessados poderão solicitar o apoio da Embratur, que será concedido em forma de articulação com embaixadas brasileiras; ofícios e cartas de apoio institucional e de órgãos federais; brindes; banners; e-mail marketing e produção de dossiês. A solicitação poderá ser realizada por meio do preenchimento de fichas disponibilizadas no anexo da portaria.

A Embratur também proporcionará aos participantes do programa apoio direto, como a contratação de serviços de gastronomia, contratação de atrações culturais locais; contratação de terceiros para execução de serviço pertinente aos eventos no exterior; e a locação de equipamentos a serem usados diretamente na ação. As ações de apoio direto para capitação e promoção contarão com recursos financeiros de até R$ 120.000,00.