A Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S/A – Pré-Sal Petróleo – PPSA divulgou seu relatório administrativo referente ao ano de 2014. O documento é bastante extenso e abrange todas as ações desenvolvidas pelas empresas, bem como os valores utilizados, demonstrações contábeis, remunerações dos administradores, eventos realizados, entre outros.

A PPSA tem a missão de gerenciar os contratos de partilha da produção e da comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos. A função da empresa é estratégica, já que deve cuidar das jazidas em áreas estratégicas que se estendam por áreas não concedidas ou não contratadas sob o regime de partilha da produção.

Os recursos da PPSA são regulados por Contrato de Remuneração a ser celebrado com o Ministério de Minas e Energia. A empresa é auditada por instituições independentes e privadas. A PPSA possui estrutura organizacional enxuta e focada em projetos, buscando o melhor desempenho no cumprimento de objetivos e missão, com foco na gestão de contratos e melhor aproveitamento de recursos.

Apesar de ter sua criação autorizada em agosto de 2010, a Pré-Sal Petróleo até agora não foi implementada de fato. O Decreto nº 8.063/2013 deu forma à PPSA, aprovando o seu Estatuto Social e estabelecendo o capital social inicial de R$ 50 milhões. Em novembro do mesmo ano ocorreu a primeira Assembleia Geral para constituição da Companhia.