Venda mais, venda para o Governo. É essa a proposta do Fomenta Alagoas 2014, que terá mais um encontro realizado no dia 19 de agosto, no Hotel Radisson, em Maceió. O evento, que está em sua 4ª edição na capital alagoana, é reconhecido como o maior encontro de oportunidades entre Governo e empresários de micro e pequenas empresas – MPE e microempreendedores individuais. A expectativa é de que estejam reunidas, em média, 300 pessoas.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de se aproximarem dos compradores e se tornarem fornecedores dos governos municipal, estadual e federal, além de órgãos e instituições públicas. O evento contribui para a dinamização da economia alagoana ao abrir caminhos para que as MPE conheçam e participem das compras governamentais, que hoje movimentam cerca de R$ 400 bilhões no Brasil.

O evento é dividido em dois momentos: o Seminário e a Rodada de Negócios. A programação abordará diversas temáticas que irão preparar os empresários para se tornarem fornecedores do poder público. Além disso, os técnicos dos governos municipal e estadual serão capacitados para comprar da pequena empresa, ao cumprir as determinações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

No Fomenta Alagoas 2014, em Maceió, serão realizadas as palestras “Compras Públicas: oportunidades e desafios para a administração pública”, com Jorge Ulisses Fernandes, advogado e mestre em Direito Público; “A Experiência de Sucesso de Três Rios/RJ nas Compras Municipais”, com a secretária Municipal de Gestão Púbica e Licitações, Fernanda Curdi; “A visão da Controladoria Geral da União quanto à aplicabilidade da Lei Complementar 123/06”, com um representante da instituição; “Mercado governamental e produção rural: um bom negócio para o município; “Chamada pública para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, com Luís Pivovar, consultor do Sebrae Nacional; e “Oportunidades para Microempreendedores Individuais nas Compras Públicas”, com Valdistela Caú, consultora do Sebrae Pernambuco.

“Além da programação de palestras e painéis, a Rodada visa gerar negócios futuros para as empresas participantes e estimular que os órgãos públicos ampliem seus cadastros de fornecedores, pois, a partir do momento que o governo compra da MPE, gera-se emprego, negócios e uma série de benefícios para a sociedade como um todo”, afirmou Fátima Santos, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas.

Izabel Vasconcelos, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, explica que o Fomenta faz parte da estratégia que implementa a Lei Geral nos municípios alagoanos e perante os governos estadual e federal. “O evento foi planejado com base no capítulo V da Lei Complementar 123/06, que trata do acesso da pequena empresa às compras governamentais. Nosso objetivo é capacitar e orientar os dois lados, porque o benefício é conjunto: ganha o empresário, que amplia a venda de sua empresa ao acessar esse mercado governamental, e ganha o poder público, que impulsiona a economia local, além de cumprir a legislação”, frisou Izabel.

O Fomenta Alagoas 2014 é uma realização do Sebrae, e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas. Para se inscrever no evento ou obter mais informações, basta entrar em contato através do e-mail fomenta@al.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

 

Resultados

No ano de 2012, 773 pessoas participaram do Fomenta Alagoas. No total, foram realizadas 13 palestras, seis oficinas e três rodadas de negócios, que contaram com 32 compradores, 166 fornecedores e um volume de negócios articulados no valor de R$7.220.000,00.

Já em 2013, foram 430 participantes, 12 palestras, 10 oficinas e quatro rodadas de negócios, com 53 compradores, 83 fornecedores e a articulação de R$ 17.607.280,00 em volume de negócios futuros.

Este ano, o evento foi realizado pela primeira vez em Arapiraca, e teve 310 participantes, com resultados articulados girando em torno de R$37 milhões em negócios futuros.