Levantamento divulgado na quarta-feira, 23, pelo Tribunal de Contas da União – TCU informa que pelo menos dez secretarias estaduais de Segurança Pública – 40% das 25 pesquisadas – não elaboram planos com diretrizes para as ações no setor.

O TCU fez o levantamento a partir de questionários enviados para as 27 secretarias de segurança pública nos estados e no Distrito Federal. Segundo o ministro José Jorge, relator do processo, dez secretarias responderam negativamente ao item que questionava se o estado elabora plano para a área.

De acordo com o tribunal, das 27 Unidades da Federação, somente Amapá e Mato Grosso do Sul não responderam. O tribunal informou que os questionários, preenchidos em setembro do ano passado, foram respondidos em caráter de sigilo e, por isso, não foram revelados os estados que admitiram não ter planejamento.

 Leia a íntegra da matéria no site do G1.

Comentários do CAB: O relatório somente reforçou o que já se suspeitava: falta planejamento na segurança pública brasileira. Não é a toa que a violência tem crescido, principalmente nas pequenas cidades, onde essa incidência não era tão comum. Enquanto não houver um projeto de governança, que preveja ações e investimentos minuciosamente pensados, o caos continuará existindo no país.