Estudantes de todo o Brasil poderão se inscrever para a seleção do Programa Universidade para Todos – Prouni para o primeiro semestre de 2017 a partir do próximo dia 31 de janeiro. A data foi estabelecida por meio de edital publicado no Diário Oficial da União. O prazo final para a inscrição é o dia 3 de fevereiro de 2017.

A norma destaca que somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016. Além disso, o estudante tem que atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Em relação à renda, poderá obter bolsa integral os estudantes que possuam renda familiar bruta mensal per capita não superior a 1,5 salário-mínimo. Já a bolsa parcial é direcionada aos estudantes que possuam renda familiar bruta mensal per capita não superior a 3 salários mínimos.

No ato de inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição de 2016; endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá enviar comunicados; dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e, em ordem de preferência, até 2 opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita.

A lista com os pré-selecionados estarão no site do Prouni. A primeira chamada será realizada entre os dias 6 a 13 de fevereiro. Já a segunda chamada está agendada para 20 a 24 de fevereiro.