O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão lançou hoje o Painel de Preços do Governo Federal em cerimônia realizada na sede do órgão, em Brasília. Estiveram presentes no lançamento o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, o secretário de gestão da pasta, Gleisson Rubin, além de representantes do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro.

O Painel de Preços é uma ferramenta criada para pesquisar, analisar e comparar os preços praticados pelo Governo Federal nas contratações de materiais e serviços. “A ferramenta auxilia os gestores públicos na realização de pesquisa e cotação de preços, promove a transparência dos gastos públicos e estimula controle social das compras feitas pelos órgãos públicos”, explica o ministério.

A expectativa do governo é que a ferramenta dê mais previsibilidade para o planejamento das compras, já que mostra variações de preços de determinados itens de acordo com o mês. “O painel dá mais precisão para a tomada de preços, faz com que o processo licitatório transcorra com mais tranquilidade. O fornecedor não vai poder alegar que aquele preço é inexequível”, afirma Rubin.