Durante a participação do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), foi procurado pelo ministro da Economia da Guatemala, Sérgio de La Torre, para buscar mais informações sobre os projetos de Parcerias Público-Privadas – PPP do governo mineiro.

O ministro guatemalteco convidou a equipe da Unidade de PPP de Minas Gerais para realizar uma apresentação em setembro. O modelo de PPP de Minas Gerais já foi apresentado a países da América Central durante seminário na cidade do Panamá, em 2013. O Governo de Minas recebeu também missões do Uruguai e do México interessadas em replicar o programa mineiro em seus países.

Comentários do CAB: Minas Gerais é a Unidade da Federação com o maior número de contratos de PPP em execução no Brasil e teve o reconhecimento, em 2012, como o melhor programa do gênero no mundo, segundo a revista britânica World Finance.

É interessante ver que a boas iniciativas brasileiras tem conquistado a simpatia e admiração de países estrangeiros. É sinal de que as políticas públicas, ainda que frágeis e carentes de planejamento em certas áreas, começam a dar sinais de maturação e efetividade.