A Petrobras revisou seu Manual de Contratações para incluir um item que determina a observação das disposições contidas no seu Guia de Conduta pelas empresas fornecedoras de bens, prestadoras de serviço e pela própria Petrobras.

Com a nova redação, o item 2.6.2 do Manual da Petrobras de Contratação, além de prever que a própria organização e as empresas fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços devem respeitar as disposições contidas no Código de Ética do Sistema Petrobras, também deverão observar as disposições de seu Guia de Conduta e de sua Política de Responsabilidade Social.

O Manual fornece orientações quanto aos aspectos operacionais das contratações da Petrobras, prevendo disposições relacionadas à autorização para instauração dos processos de contratação, conceitos, competências, orientações para a participação de licitações e regras para a realização de acordos especiais.

O Guia de Conduta da empresa é um documento que apresenta desdobramentos práticos do Código de Ética da Petrobras e de outros normativos e define procedimentos a serem adotados. Segundo menciona o guia – as ações devem atender “os princípios de respeito, de honestidade e de responsabilidade, dentre outros. Estas condutas compõem as regras básicas para o agir ético”.