Os Estados Unidos sempre foram considerados um exemplo singular de imperialismo e responsáveis pelo subdesenvolvimento de inúmeros países. Ao contrário do Brasil, sempre protegeram sua indústria nacional de defesa.

Na realidade, essa responsabilidade pelo subdesenvolvimento, principalmente das nações sul-americanas, não é verdadeira. Essa condição sempre se deveu à mentalidade retrógrada dos governantes desses países, que ainda deitam raízes em concepções socialistas arcaicas e inúteis, além da corrupção desenfreada.

Agora, em uma decisão importante no Brasil, foi organizada uma Comissão Mista da Indústria de Defesa para a assessorar o ministro da Defesa em processos decisórios e em proposições de atos relacionados à indústria nacional de defesa, com a finalidade de estudar e recomendar a propositura, aos órgãos governamentais, de iniciativas de política econômico-financeira, para instituir condições especiais de acesso das Empresas de Defesa a financiamentos no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.

Um importante passo, pois se trata de indústria estratégica. Espera-se que não pare por aí.