Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade é um dos procedimentos que dispõe o Governo para avaliar a qualidade do Ensino Superior brasileiro. Por amostragem, alunos de todo o país são selecionados para a prova, que ocorre anualmente.

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação
O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, vinculado ao Ministério da Educação

Este ano, o Enade foi realizado em 22 de novembro de 2015. E a participação dos estudantes é obrigatória. No entanto, para os casos em que o aluno não pode comparecer, o MEC abriu uma opção:

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 07 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, responsável pela realização do exame, estabeleceu os procedimentos para a solicitação de dispensa daqueles estudantes que não compareceram às provas.

Caso o não comparecimento à prova tenha sido por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, o estudante deverá apresentar a justificativa diretamente à instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado. Caso o pedido de dispensa seja deferido, terá no histórico escolar a menção “estudante dispensado de realização do ENADE, por razão de ordem pessoal”.

Caso não esteja abarcado nas hipóteses acima, o estudante deverá solicitar, ao Inep, dispensa no Enade 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br, em sistema criado para esse fim, no período de 08 a 22 de fevereiro de 2016

Vale lembrar que os estudantes habilitados que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o ENADE, caso não apresentem a justificativa, estarão em situação irregular, não poderão receber o histórico escolar final.

Maiores informações podem ser encontradas na portaria publicada.

O que é o Enade?

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação – MEC, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. O exame é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, e aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos, durante o primeiro e último ano do curso.

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.