Noticiada nos principais veículos de comunicação, as licitações e contratações de obras em engenharia têm representado um desafio para os órgãos e entidades públicas.

Inconformidades como as praticadas nas obras da Refinaria Abreu Lima, nas licitações de obras tocadas pela Construtora UTC (que chegaram a somar mais de R$ 650 milhões), e em contratos firmados por 16 prefeituras paraibanas (deverão custar mais de R$ 18 milhões aos cofres públicos) têm provocado reviravoltas no setor público quando na tentativa de justificar e apresentar soluções para as suas ações.

A expertise do gestor na contratação de obras públicas tornou-se essencial neste cenário. Planejar, bem aplicar os recursos, entender conceitos relativos a custos e preços, elaborar um edital modelo de licitação e bem executar um projeto básico, são aspectos que devem ser perseguidos pelo administrador que preza pela boa gestão e pela prevenção de irregularidades e de desperdícios.

Qualificação para o gestor público

Diante deste contexto, nos dias 27 e 28 de julho (das 8h30 às 18h), em Brasília, dois renomados especialistas deverão ministrar o curso Obras e Serviços de Engenharia com o tema específico “A licitação e o contrato: legislação e jurisprudência na prática para o caminho seguro nas contratações de obras públicas”.

Os especialistas falarão sobre as obras e serviços de engenharia no serviço público.
Junto com Jacoby Fernandes, Claudio Sarian será palestrante no curso da Elo.

O curso, que será ministrado pelo mestre em Direito Público Jorge Ulysses Jacoby Fernandes e pelo especialista Cláudio Sarian Altounian, se destinará ao treinamento de membros de comissões de licitação; pregoeiros; agentes de controle interno e externo; auditores e servidores dos tribunais de contas; membros dos ministérios públicos e juízes; fornecedores; prestadores de serviço; prefeitos e servidores das prefeituras municipais; servidores das câmaras legislativas; fornecedores interessados no assunto; profissionais de pequenas e micro empresas e outros interessados no assunto.

O objetivo é facilitar a tomada de decisão do gestor público por meio do fornecimento de conhecimentos técnicos e jurídicos, da atualização jurisprudencial dos tribunais de contas e demais órgãos do Poder Judiciário e subsidiar a Administração com aspectos relevantes necessários para o recebimento de obras e serviços de engenharia em parâmetros adequados de qualidade, preço e custo. O treinamento será promovido pela empresa Elo Consultoria.

Clique aqui para se inscrever no curso Obras e Serviços de Engenharia da Elo Consultoria Empresarial, a ser realizado nos dias 27 e 28 de julho.

Conheça o Palestrante

Jacoby Fernandes é professor de Direito Administrativo, Mestre em Direito Público e Advogado. No serviço público exerceu os cargos de Advogado e Administrador Postal na ECT; de Juiz do Trabalho no TRT 10ª Região, de Procurador, de Procurador-Geral do Ministério Público e de Conselheiro no Tribunal de Contas do Distrito Federal. Autor de 13 livros e seis coletâneas de leis, o especialista tem mais 8.000 horas de cursos ministrados nas áreas de controle.

Cláudio Sarian é dirigente do Tribunal de Contas da União – TCU há mais de dez anos. Professor de cursos na área de obras públicas e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF, e pós graduado nas áreas de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e de Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília – UnB.