O Ministério da Defesa, por meio do Comando Geral de Apoio, homologou e adjudicou a contratação para fornecimento de estações integradas para comunicações terra-ar em UHF (225 a 400 MHz) da empresa Park Air Systems. As estações virão equipadas com quatro frequências, na configuração 1+1, e sistema de telecomando e telessupervisão, incluindo serviços especializados de engenharia – levantamentos em campo, projetos de instalação, instalação, testes, ajustes, ativação, colocação em operação e revisão as installed dos projetos de instalação –, materiais de instalação e logística associada. O objetivo da compra é modernizar e ampliar a rede UHF de comunicação terra-ar, do Cindacta I.

O valor da contratação foi de US$ 2,5 milhões, o que representa aproximadamente R$ 6,2 milhões.

Comentários do CAB: O Cindacta I é um órgão militar subordinado ao Decea – Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Foi o primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo do país. Ele fica localizado em Brasília, DF.

Sua atribuição é controlar grande parte do espaço aéreo brasileiro e 45% do total de tráfego aéreo do país.  O Centro também faz a vigilância e comanda ações de defesa aérea na região do eixo sudeste: Rio-São Paulo-Minas.

Espera-se que com o investimento possamos ter maior segurança em nosso movimentado espaço aéreo.