O Ministério da Educação – MEC, por meio de sua Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior instaurou processo administrativo para a aplicação de penalidades à cursos da área de saúde de três instituições de ensino superior. As sanções foram aplicadas com base nos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação e nas normas que regulam o processo administrativo na Administração Pública Federal.

As instituições e respectivos cursos que sofreram as penalidades são: Faculdade São Salvador – FSS, que oferta o curso de enfermagem na capital Baiana; Universidade Vale do Rio Doce – UNICOR, que oferece o curso de Odontologia em Três Corações- MG e Universidade Nilton Lins – UNINILTONLINS, com o curso de fisioterapia de Manaus-AM.

O MEC não divulgou as penalidades aplicadas à FSS e à UNICOR e nem o que motivou a decisão. O curso da UNINILTONLINS poderá ser desativado. Todas as instituições deverão apresentar defesa em 15 dias, enquanto ficam mantidas as medidas cautelares a elas aplicadas.