O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea instituiu nesta sexta-feira, 17, o Plano de Metas Institucionais para o exercício de 2014. Por intermédio da Portaria nº 5/2014 da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o instituto detalhou as ações globais e específicas a serem implementadas ao longo do ano.

Dentre as metas estão a publicação de novos livros, artigos, comunicados, pesquisas, periódicos, além da realização de 104 eventos ou oficinas. O Ipea também deverá reformular o site institucional, criar um modelo de gestão de custo, aprimorar ferramentas de buscas no acervo bibliotecário, atingir 70% no índice de processos licitatórios concluídos em prazo igual ou inferior ao máximo estabelecido no edital, obter 90% no índice de satisfação dos usuários de serviços gerais, entre outras.

 Comentários do CAB: Louvável a atitude do Ipea de compartilhar com a sociedade os seus objetivos para 2014. Além de servir de inspiração para outros planos, as metas auxiliam a população no controle social das atividades do órgão, permitindo que haja a cobrança do cumprimento dos objetivos pré-estipulados. A medida contribui para a transparência e faz com que o renomado instituto conquiste maior confiabilidade das pessoas.