O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu uma boa prática administrativa no Gabinete da Ministra Kátia Abreu. Por meio da publicação da Portaria nº 77, de 12 de março de 2015 no Diário Oficial da União, criou-se para o gabinete o Grupo Técnico de Gestão, com a finalidade de aperfeiçoar a governança e a gestão dos recursos públicos do órgão.

O grupo terá como principal atribuição autorizar a celebração de novos contratos administrativos, convênios, locação; a concessão de diárias e passagens; empenhos e ordens de pagamento; licitações de serviços, fornecimento de bens e execução de obras.

Somente poderão ser autorizados novos contratos administrativos que possuam um valor igual ou superior a R$ 10.000.000,00. A prorrogação dos ajustes em vigor relativos a atividades de custeio também fica limitada a esta quantia. O Grupo será coordenado pela Secretária-Executiva do Ministério e será composto por mais dois integrantes. As atividades serão desempenhadas durante 60 dias, prorrogáveis por igual período.