A União, por intermédio do Ministério da Integração Social, autorizou o empenho e a transferência de mais de R$ 2 milhões para Santa Catarina. A verba destina-se a financiar ações de defesa civil no estado.

O repasse no valor de R$ 2.832.770,52 será utilizado na execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais nos municípios de Ponte Serrada e Xanxerê, atingidos por tornados na última semana.

Em Xanxerê, pelo menos 500 casas foram danificadas e aproximadamente 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão. Em várias localidades, telhados foram arrancados, paredes despencaram e postes e árvores foram derrubados pela força dos ventos. O fenômeno deixou dois mortos, 120 feridos e mil pessoas desabrigadas na cidade. Em Ponte Serrada, os ventos chegaram a atingir 150 km/h.

As prefeituras deverão executar as obras e os serviços para a reparação dos danos em 180 dias. A autorização da transferência foi publicada hoje no diário Oficial da União, na Portaria nº 75, de 24 de abril de 2015.