O Ministério da Saúde aprovou o repasse mensal de mais de R$ 69 milhões para diversos estados e Distrito Federal. A verba se destina ao financiamento, referente a outubro, novembro e dezembro de 2014 de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Os remédios estão descritos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Orteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde – SUS, do quarto semestre 2014.

Os valores foram estabelecidos, considerando as informações aprovadas pelas unidades federadas nos meses de junho, julho e agosto de 2014 no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS.

Para alguns estados como o de Alagoas, Minas Gerais, Rondônia e Pará foram realizados ajustes (a maior) nos valores de repasse, posto que estes entes não possuíssem informação ambulatorial disponível até a elaboração da Portaria nº 1.685 do Ministério da Saúde, de 12 de agosto de 2014, que aprovou o repasse dos recursos.

Os estados que receberão as verbas são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhã, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.