O Ministério da Saúde divulgou nova lista de municípios credenciados a receberem incentivo financeiro aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. A medida foi adotada considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, e estabelece a revisão de diretrizes e normas para organização da atenção básica.

Vários municípios dos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, do Espírito do Santo e de Goiás foram cadastrados e serão contemplados com o benefício financeiro.

Os NASF pertencem ao ministério da Saúde desde 2008 e têm a finalidade de apoiar a Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de serviços de saúde na rede pública. Os núcleos são regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 e compostos por equipes multiprofissionais que atuam com as equipes de Saúde da Família, com as de atenção básica para populações específicas – como as ribeirinhas e as fluviais – e com o Programa Academia da Saúde. A atuação dos Núcleos de Apoio à Família também é pautada pelo atendimento domiciliar.

Os gestores municipais têm a competência de definir a composição de cada núcleo, atendendo a critérios relacionados às necessidades locais, revelados por meio de informações epidemiológicas.