O Ministério do Meio Ambiente – MMA instituiu nesta sexta-feira, 22, o Sistema de Informações Estratégicas do Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama. A Portaria nº 312/2014 torna obrigatório o uso do sistema de informações, orienta a alimentação e regula o uso. O objetivo do sistema é aprimorar o monitoramento de ações consideradas prioritárias. O ministério espera, com a novidade, evitar a sobreposição de ações, duplicação de esforços e custos.

No novo modelo será possível fazer cruzamento de dados sobre iniciativas desenvolvidas e as agendas prioritárias do Planejamento Estratégico do MMA. O Chefe de Gabinete de cada setor será o responsável pela coordenação dos trabalhos da equipe, cuidando para que abastecimento e atualização de informação sejam cumpridos.

Gerenciamento

Outra portaria do DOU institui um grupo gerenciador do SISNAMA – SIES, com loteamento no gabinete da Secretaria de Articulação Institucional.

O órgão terá como responsabilidades a operação, funcionamento do sistema e aperfeiçoamento. O grupo também deverá atuar em conjunto com o setor de informática visando respeitar as especificações do ambiente computacional.

As duas portarias podem ser conferidas diretamente no DOU.