Complexo Penitenciário da Papuda – DF
Complexo Penitenciário da Papuda – DF

O Ministério da Justiça publicou na última sexta-feira, dia 20, o edital para construção da quinta unidade prisional federal no país. O Governo Federal já havia anunciado que o prédio seria erguido na cidade-satélite de São Sebastião, no Distrito Federal, localizada a 26 quilômetros de Brasília.

A obra está orçada em R$ 38 milhões e tem previsão de início ainda em  2013. A entrega do presídio já está agendada: dezembro de 2014. O edital refere-se apenas  à construção da estrutura física do presídio. Os sistemas de segurança, imprescindíveis ao funcionamento, serão contratados em nova licitação.

O projeto da penitenciária, segundo o ministério, é igual ao dos outros quatro presídios federais de segurança máxima, que ficam em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), cada um com 208 vagas para detentos no regime fechado.

O presídio será construído em terreno cedido pela União, com  aproximadamente 105 hectares. A área fica próxima ao local que abriga outra penitenciária, a Papuda, também em São Sebastião.