O Ministério do Meio Ambiente – MMA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD estão solicitando as instituições públicas de todo o país, independentemente das esferas, que enviem dados de consumo energético de seus edifícios. O objetivo é identificar e entender o padrão de consumo energético das edificações públicas e o quanto um investimento em eficiência energética poderia contribuir para redução das emissões de gases de efeito estufa pelo setor.

O prédio deve possuir uma tipologia de escritórios e área útil acima de 500m². Os dados enviados, em caráter estritamente confidencial, serão a base para o desenvolvimento de ferramenta computacional que permitirá acessar o cenário do consumo energético de edifícios públicos e comparar seus desempenhos. Os doadores dos dados receberão chave de acesso à ferramenta para visualizar seu status atual em relação em relação à média nacional e assim facilitar o planejamento de ações voltadas à gestão e eficiência energética dos seus edifícios.

O projeto pretende receber dados de ao menos 300 edifícios para tornar viável a realização do benchmarking. Para participar, basta remeter os seguintes dados para o ministério:

• Contas de energia dos últimos 12 meses.

• Área útil do edifício (m²)

• Número de ocupantes

• Dados de contato (e-mail e telefone) de ponto focal na instituição.

A instituição interessada deve preencher formulário disponível em http://www.undp.org.br/licitacoes/ListarMI.aspx e enviá-lo juntamente com os dados solicitados para o e-mail pnudlicitacoes@undp.org.