Melhorar os serviços ofertados ao cidadão e incentivar a participação por intermédio da tecnologia. Esse é o objetivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG. Para tentar alcançar a meta, o órgão realizará o seminário Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC, que já está com inscrições abertas. O evento será realizado no dia 16 de junho, no auditório do subsolo do MPOG, de 9h às 18h.

Podem participar do seminário gestores da Administração Pública Federal, dirigentes da área de Tecnologia da Informação e das Comunicações – TIC, servidores públicos, acadêmicos e integrantes da sociedade que tenham interesse no assunto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento.

Nova estratégia tecnológica do governo

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI é responsável por orientar os órgãos públicos federais sobre as iniciativas e normatizações da área de TI e comunicações. Ao término do seminário será produzido um documento com diretrizes, metas e objetivos a serem alcançados entre 2015 e 2019, o qual será chamado Estratégia de Governança Digital – EGD. A EGD substituirá a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações – EGTIC, instrumento anteriormente utilizado para alinhar as iniciativas de TIC às estratégias do governo federal.

Meta é facilitar interação com sociedade e reduzir burocracia.
Seminário vai discutir propostas para melhorar gestão de tecnologia no governo.

Segundo o secretário da SLTI, a novidade não será apenas o novo nome, mas, sim, um modelo totalmente reformulado e modernizado. “Não se trata de uma simples mudança de nomenclatura e sim de um novo paradigma que enxerga as áreas de TIC como viabilizadoras de um tripé capaz de oferecer informação pública à sociedade, melhorar a prestação de serviços ao cidadão e viabilizar a participação social por intermédio da tecnologia”, explicou Cristiano Heckert.

Oficinas: para colocar em prática

Entre 17 e 19 de junho, das 9h às 12h30, serão realizadas diversas oficinas técnicas para transpor as ideias do campo das discussões para a prática. Dessa forma, gestores e interessados poderão ampliar a participação na elaboração da EGD, analisando as propostas e sugerindo melhorias nas diretrizes. Esta continuação do seminário será realizada Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

O que é Governança Digital?

A governança eletrônica – também chamada de e-governança ou governança digital – são um conjunto de ações realizadas com suporte tecnológico que tem como objetivo melhorar a capacidade do Estado de governar, formular suas políticas e interagir com a população, geralmente por meio da Internet.

A utilização pelo setor público de tecnologias de informação e comunicação inovadoras auxilia na relação de confiança entre a sociedade e o Poder Público, propiciando parcerias mais estreitas entre o cidadão comum e o gestor. A governança digital também deve buscar sempre a redução da burocracia, centralizando os serviços e facilitando a vida das pessoas.