O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG disponibilizou, nesta semana, uma nova ferramenta eletrônica no Sistema de Compras do Governo Federal, o Comprasnet. O objetivo da funcionalidade é tornar o procedimento mais transparente na fase de verificação das propostas durante um pregão eletrônico e alertar, ainda, o sobrepreço, já que ela verifica o valor de referência dos objetos a serem licitados.

“A ferramenta analisa os itens acima do valor de referência nos processos licitatórios, tanto para itens isolados, quanto para os itens que compõem o grupo”, explica Loreni Foresti, Secretária de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI/MPOG.

Ao utilizar esta nova funcionalidade, os gestores são informados sobre todos os itens que estão acima do preço estimado. O instrumento atua principalmente nas licitações realizadas por agrupamento de itens, onde o julgamento se dá pelo menor preço global do grupo. A funcionalidade vai permitir ao gestor negociar com as empresas e igualar as propostas sempre pelo melhor preço.

O Comprasnet é a plataforma para operar processos eletrônicos de aquisições e disponibilizar informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. No sítio podem ser consultados editais e atas e acompanhadas as licitações pela sociedade. São também disponibilizados os manuais, a legislação pertinente, o cadastro de fornecedores, dentre outras.