O Ministério da Integração Nacional autorizou, por meio de portaria publicada nesta sexta-feira, 28, no Diário Oficial da União, o repasse de recursos ao município de Nova Venécia/ES no valor de R$ 3.164.245,31 para a execução de obras de reconstrução de danos causados por enxurradas.

Em dezembro de 2013, o município foi completamente alagado em decorrência das fortes chuvas, deixando famílias desabrigadas e causando enormes prejuízos para comerciantes. Na época, um homem chegou a morrer após ser carregado pela correnteza. O município fica localizado na parte norte do Espírito Santo e possui uma população de aproximadamente 50 mil habitantes.

Também foi reconhecida nesta sexta a situação de emergência em 11 municípios do País, atingidos por desastres naturais: Carmo de Minas (MG); Gameleiras (MG); Guaraciama (MG); Novo Cruzeiro (MG); Patis (MG); Santa Maria do Salto (MG); Tangará da Serra (MT); Bossoroca (RS); Rosário do Sul (RS); Urubici (SC); e Canindé de São Francisco (SC).

O reconhecimento da situação de emergência se faz necessário para que os locais afetados recebam ajuda federal de assistência às vítimas e outras situações que exijam ação imediata.