O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou portaria em que autoriza a liberação de R$ 28,5 milhões em favor do estado de Pernambuco. O montante será destinado ao hospital Mestre Vitalino, localizado no município de Caruaru, à 130 km de distância da capital Recife. Os recursos vão ser usados no custeio dos blocos de média e alta complexidade do referido hospital. A verba virá do Fundo Nacional de Saúde, que efetuará o pagamento em parcelas mensais e regulares.

O Hospital Mestre Vitalino Pereira dos Santos foi inaugurado no último sábado, às 11h. O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, participou da solenidade, que também contou com as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque.

Com investimento de R$ 102 milhões, a estrutura do hospital, localizado próximo ao quilômetro 61,5 da BR-104, no bairro Luiz Gonzaga, tem 47 mil metros quadrados. Até então o Mestre Vitalino funcionava apenas com atendimento de emergência e ambulatório de clínica médica. A expectativa é de média de 1,4 mil atendimentos por mês.