O Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet foi premiado como melhor site de aquisições governamentais na abertura do 10º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu/PR. O sítio gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG foi premiado nesta categoria pelo segundo ano consecutivo. A votação foi aberta ao público, que agraciou o Comprasnet com 48,1% dos votos.

“Ganhamos o prêmio pela segunda vez consecutiva e isso demonstra a busca pela excelência na prestação do serviço para a sociedade e sobretudo para empresas e órgãos que utilizam o sistema”, enfatizou Fernando Siqueira, secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG. Na opinião do secretário adjunto, o Comprasnet é uma ferramenta de transparência ativa, pois a sociedade pode consultar editais, atas e acompanhar o andamento das licitações.

Em 2014, as compras públicas de bens e serviços realizadas com a utilização do sítio movimentaram R$ 62,1 bilhões. Durante o período, foram realizados em torno de 170 mil processos licitatórios. O Comprasnet operacionaliza processos eletrônicos de aquisições e disponibiliza informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. No sítio, estão disponíveis manuais, a legislação pertinente e fornecedores cadastrados.