A Companhia Docas do Espírito Santo – Codesa publicou licitação, na modalidade pregão eletrônico, para contratação de empresa para fornecimento de materiais e equipamentos para o atendimento emergencial a derramamento de óleo ou derivados no Cais Comercial de Vitória, de Capuaba e de Paul Gusa.

O recebimento das propostas e abertura do certame será a partir das 10h do dia 24 de janeiro.

Comentários do CAB: A Codesa, apesar da urgência que o caso requer, optou pela realização de licitação e não contratação por emergência para designação de empresa fornecedora de insumos para conter a dispersão de óleo.

Tendo em vista a redução dos prazos licitatórios com o advento do pregão, muitas vezes é mais célere sua realização do que o processo de dispensa/inexigibilidade. Isso porque há um rito próprio a ser seguido: pesquisa de mercado, parecer jurídico, autorização da autoridade competente, justificativa técnica e fática para configurar a emergência.

Com um projeto básico/termo de referência bem elaborado é possível concluir um certame em um mês, se todos os setores responsáveis trabalharem com a urgência e eficiência que o caso requer.

O CAB parabeniza a companhia pela escolha eficiente. Sucesso na realização do certame!