O Ministério da Previdência Social autorizou que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS antecipe o pagamento de benefício aos moradores de Presidente Getúlio, em Santa Catarina, em decorrência do estado de calamidade pública decreto no município. A medida vale apenas para os contribuintes da Previdência e o benefício será pago no primeiro dia útil de setembro, por prazo indefinido, enquanto perdurar a situação

O valor pago corresponde a uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que tem direito, excetuado os casos de benefícios temporários. O valor antecipado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do benefício e, dada a natureza da operação, sem qualquer custo ou correção.

Presidente Getúlio é uma das localidades catarinenses que sofreram com as chuvas torrenciais no começo de julho. A cidade, especialmente a parte mais baixa, foi alagada devido a cheia dos rios que cortam a região. O resultado foram casas destruídas e famílias desabrigadas. A situação de emergência foi decretada na última sexta-feira, dia 8, após publicação no Diário Oficial da União.