A Procuradoria-Geral da União – PGU publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 5, a Portaria nº 847, que cria um comitê para gestão administrativa do órgão. O objetivo da medida é incentivar a cultura da participação dos membros da carreira de Procurador Federal na gestão da Procuradoria Geral da União; ampliar os canais de diálogo entre o órgão e os membros da carreira de Procurador Federal; e fomentar o debate e identificar problemas em assuntos relacionados à gestão, propondo medidas para solucioná-los.

Além do Procurador Geral Federal, que coordenará o comitê, do Subprocurador-Geral Federal e de Coordenadores-Gerais, o comitê será composto pelo representante da carreira, por procuradores regionais, por membros representantes dos Fóruns de Procuradores-Chefes e pelo procurador em exercício na Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS. Os membros serão escolhidos pelo Procurador-Geral Federal, após análise de currículos.

O Comitê deverá examinar e propor projetos inovadores relacionados à administração da PGU, acompanhar o cumprimento do planejamento estratégico do órgão, opinar sobre a melhor distribuição da força de trabalho, desenvolver modelos de medição de desempenho de seu corpo funcional e apresentar propostas relacionadas à qualidade do ambiente de trabalho e do relacionamento entre os membros da carreira de Procurador Federal com os demais colaboradores.