Lançado em 2012 como parte das ações do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação da Informação (TI Maior), do Governo Federal, o projeto Brasil Mais TI tem a missão de capacitar 10 mil profissionais por ano. O programa oferece vagas em cursos online e conta com várias opções gratuitas de formação à distância com mais de 1500 horas de capacitação, voltadas para jovens a partir de 16 anos.

O mercado de trabalho na área de TI cresce com altos indíces no Brasil e no mundo e o setor oferece diversas oportunidades para o desenvolvimento de carreiras sólidas. O curso é uma oportunidade para o primeiro emprego e também para tirar dúvidas e aprimorar jovens profissionais que já trabalham na área de TI.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação apoiada pelo Ministério da Educação criou o programa Brasil Mais TI que atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades. E possui o objetivo de despertar talentos e a vocação para carreiras de TI, neste setor que enfrenta carência de mão de obra qualificada.

Quem já possui conhecimentos de informática pode acessar o portal do Brasil Mais TI para encontrar vagas de emprego na área de tecnologia. As oportunidades valem tanto para aprendizes, que ainda estão iniciando no mercado, quanto para profissionais da área, que desejam crescer na carreira. Os assuntos abrangem desde introdução à tecnologia até redes, linguagens de programação e arquitetura de computadores. Quem não possua acesso a internet é disponibilizado a oportunidade de se realizar de forma presencial em uma das instituições parceiras do projeto nas cidades participantes.1

—————

1 Brasil Mais TI abre inscrições para cursos gratuitos e vagas de trabalho em Tecnologia. Portal Brasscom. Disponível em: < http://www.brasscom.org.br/brasscom/Portugues/detNoticia.php?codArea=2&codCategoria=25&codNoticia=108> Acesso em: 25/11/2014.