O título da matéria não está errado. O Ministério da Eletricidade da Síria, país do oriente médio assolado pela guerra civil e pelo grupo terrorista Estado Islâmico, abriu dois processos licitatórios para a compra de materiais e equipamentos elétricos. Podem participar empresas sírias e estrangeiras de qualquer parte do mundo. As companhias interessadas em disputar o certame devem se candidatar até o dia 25 de maio.

A primeira licitação é para a aquisição de 750 relés de sobrecorrente numéricos trifásicos com temporizador, fuga à terra e soquete de teste; 250 relés de sobrecorrente numéricos monofásicos com temporizador, fuga à terra e soquete de teste e 250 relés numéricos (sobre/sob) de proteção de voltagem e frequência. Os produtos serão usados na proteção do sistema elétrico sírio.

Além dos materiais citados, a concorrência também demanda os equipamentos de calibração necessários para construção e operacionalização da estrutura. As empresas participantes devem pagar uma garantia de proposta no valor de 47,5 mil euros, o que representa aproximadamente R$ 154 mil. A empresa ganhadora da disputa deverá pagar ainda uma garantia de cumprimento de contrato na quantia de 10% do valor total estipulado.

A segunda licitação é para a compra de 30 equipamentos portáteis de teste com todos os acessórios necessários para medidores e 70 equipamentos portáteis de teste com todos os acessórios necessários para medidores com conexão direta. As empresas que se candidatarem a esta licitação devem pagar uma garantia de proposta de três mil euros para a oferta dos primeiros 30 equipamentos e quatro mil euros para a oferta dos outros 70 produtos. Nesse processo também há o pagamento de garantia de cumprimento de contrato pela empresa ganhadora, na quantia de 10% do valor total do contrato.

As interessadas podem fazer ofertas para o fornecimento um ou mais itens de cada licitação, não sendo necessário apresentar propostas para todos os produtos de cada pedido. Para participar, as empresas estrangeiras precisam nomear um agente comercial na Síria, que deve ser registrado junto ao governo do país.

Mais informações:

Ministério da Eletricidade da Síria
Departamento de Contratos Externos
Rua Nesan, 17 – Baramkeh – Damasco – Síria
Caixa Postal: 35199
Telefone: +963 2139987 e +963 2135136